Como consultar preços de veículos na Tabela Fipe

| 03/04/2018 | Reply

Quando se trata de vender um carro usado, o proprietário é totalmente livre para definir o preço que será cobrado no momento da comercialização. Ele também tem algumas opções que podem facilitar a venda, como anúncios em sites especializados ou até mesmo colocar o carro em uma concessionária para que o modelo possa ganhar uma espécie de “mostruário”.

Utilizando a Tabela Fipe, é possível saber quanto um determinado modelo está valendo, pois ela contém os valores de médios de todos os modelos de veículos que circulam pelo Brasil, sendo bastante importante para auxiliar quem está comprando ou vendendo um carro usado.

Qual é a Tabela Fipe?

A tabela Fipe tem esse nome em referência direta ao órgão que criou o documento e, até hoje, é responsável pela sua publicação e atualização: A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Originalmente, a tabela Fipe foi criada em 1973 e tinha uma função específica: auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Como são calculados os valores da Tabela Fipe?

O valor médio de um veículo é calculado com base na coleta de dados feita pelos pesquisadores em todo o território nacional, descartando o maior e o menor, tendo assim uma referencia para determinado modelo de veículo.

Os números que permanecem acabam dando origem a uma média, que se torna o valor de referência. Este valor é levantado de acordo com o modelo, versão e motorização. A tabela é atualizada mensalmente, aplicando também um índice de desvalorização do veículo ao longo dos meses.

Como verificar a tabela Fipe?

A tabela é muito simples de verificar, siga as instruções passo-a-passo:

  • Acesse a página de consultas da Tabela Fipe de nosso site;
  • Selecione a categoria: Carro, moto ou caminhão;
  • Escolha a marca;
  • Selecione o modelo;
  • Selecione o ano do modelo do veículo desejado;
  • Pronto, você terá na tela todas as informações de valores do veículo escolhido.

Tags: , , , , ,

Category: Tabela Fipe

About the Author ()

Leave a Reply