A Tabela FIPE pode ser prejudicial na hora de fechar um negócio?

| 07/05/2018 | Reply

Quando se trata de comprar ou vender um carro, moto ou caminhão, todos procuramos pesquisar seu valor antes de fechar o negócio. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza a Tabela FIPE como preço base, antes de fazer a oferta de acordo com o pré-definido.

No entanto, ao contrário da crença popular, a Tabela FIPE pode ser prejudicial às vezes porque seu preço pode não estar de acordo com algumas vantagens específicas de cada carro, como itens opcionais, teto-solar, estado de conservação, rodas esportivas entre outros.

A controvérsia do preço máximo da Tabela Fipe

Como é sabido, a Tabela Fipe divulga apenas o valor médio de cada veículo baseado no modelo, ano de fabricação, potência do motor e número de portas. Esse preço pode variar, tanto para mais quanto para menos, de acordo com a quantia que cada pessoa está disposta a pagar pela compra ou a receber pela venda do carro.

No entanto, um boato está ganhando cada vez mais força dentro do cenário automotivo: a presença do valor máximo na Tabela Fipe. Muitas vezes, isso se deve a uma confusão causada por algumas informações sobre as quais a tabela estaria estipulando o limite de preço na compra e venda de veículos.

De fato, cada um tem o livre arbítrio para estipular o valor mais conveniente, sem depender de falsos limites pré-estabelecidos. No entanto, é importante ter bom senso para não vender o carro muito caro, a tal ponto que ninguém quer comprar.

O uso da Tabela FIPE pelas seguradoras

Em situações embaraçosas, quando um carro bate em outro ou ainda é roubado, costuma-se chamar a seguradora para pagar os danos. A maioria das seguradoras de automóveis usa a Tabela Fipe como um parâmetro sobre o valor do veículo que foi danificado.

No entanto, o valor estipulado pela Tabela Fipe representa uma média nacional. Isso significa que um veículo para venda em um estado pode custar mais do que o outro, ficando acima ou abaixo da média.

As seguradoras levam em conta o valor da FIPE, dependendo do local, o valor a ser recebido pelas seguradoras será menor que o custo do veículo naquela região.

Mudança de valor todo mês

A Tabela Fipe é baseada no mês anterior, portanto, os valores mostrados não são calculados até os últimos dias de cada mês, isso significa que oscilações de valor podem ficar de fora da tabela.

Essa é a razão pela qual a FIPE considera a possibilidade de manter uma atualização a cada quinze dias ou mesmo uma vez por semana, para que nenhuma oscilação de valor seja imperceptível ou desatualizada por quatro semanas, permitindo uma melhor representatividade nos números.

Compra e venda de veículos baseada na Tabela Fipe

A FIPE serve como parâmetro para muitas pessoas avaliarem se é vantajoso ou não adquirir um veículo novo ou semi-novo, para venda em concessionárias e por terceiros.

Se você pretende comprar um carro e ele está com um valor muito acima da média nacional, você precisa saber as razões pelas quais ele está ocorrendo. Nestes momentos, é necessário levar em conta fatores como o estado da pintura, a conservação do interior, a quilometragem e até mesmo se o mesmo “está na moda” nos dias de hoje.

Agora, se o inverso ocorrer e o veículo tiver um preço muito abaixo da média normal, as razões para isso acontecer precisarão ser investigadas em detalhes, evitando arrependimentos quando o negócio for fechado. Carros com valores inferiores aos da FIPE costumam ter alguns problemas relacionados à carroceria, motor ou outro componente, até mesmo possa ter sofrido algum grave acidente onde as partes nunca serão as mesmas.

Tags: , , , , ,

Category: Tabela Fipe

About the Author ()

Leave a Reply